Tópico 07: Dimensionamento de cabos

Bom hoje vamos falar sobre a ultima aula que aprendemos que basicamente muitos fios em um mesmo circuito é receita para incêndio. Por isso vou explicar como a NBR 5410 aborda esse assunto e que como em um post anterior já resolvemos o dimensionamento agora vamos para o diâmetro do condutor (cabo) assim dimensionando de maneira correta evitamos super aquecimento dos cabos dentro dos conduites.
Abaixo segue o passo a passo de como fazer com as tabelas usadas em aula:

A primeira coisa a fazer é saber com a linha elétrica será usada (Tabela 33), no nosso caso usaremos a linha 7 – B1. Como mostrado abaixo.




Uma observação é que existe o mínimo de bitola para os cabos em cada uso. (Tabela 17) Segue abaixo:


Em sala o professor nos deu o exemplo de como fazer no caso da instalação de um chuveiro que de acordo com a tabela 17 acima parte de 2,5mm de mínimo aceitável, Seguindo o exercício sabemos que um chuveiro necessita de duas fases e um neutro por isso como mostra a tabela 16 abaixo ele será classificado como 2.



Seguindo o raciocínio e a tabela 36 abaixo:

Portanto o diâmetro do condutor (cabo) do chuveiro é:

Formula: IB = Potência          IB – Corrente de Projeto
                        Tensão

IB = 7.500W = 34,1A                                   Obs. W/V = A
            220V

Lembrando que arredondamos sempre para cima nunca para baixo, por isso seguindo as tabelas de acordo com a norma o condutor usado deverá ser de 6mm²

Só que não para por ai, como falamos anteriormente o aquecimento dos cabos dentro do conduite é um problema e a NBR 5410 pensou nisso, a tabela 42 abaixo mostra exatamente isso.
A ideia e pegar o pior cenário que nesse caso são 3 condutores, para saber se ficamos com os 6mm² mesmo ou aumentamos a bitola.


Os valores embaixo do número de circuitos (tabela) são os fatores de rendimento (Fr)

Fórmula: IB’= IB
 Fr - (tab 42)

IB’=   34,1 
0,7 = 48,71.


Como já falamos sempre arredondamos para cima, então como não existe na tabela 36 aumentaremos para 10mm² a bitola do condutor.





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